Hoje achei interessante falar sobre o Core. Temos ouvido falar muito nesta palavra, lido em revistas e jornais. Muitos de vocês nos perguntam no estúdio o que é o Core e como ativá-lo... então vamos lá!!!
O Core é também chamado de centro de força, centro, "power house", casa forte... enfim tudo isso são sinônimos para designar uma região do corpo formada pelos músculos abdominais, do assoalho da pelve, diafragma e pelos músculos da lombar. É uma região estabilizadora da coluna.
Os principais estabilizadores do abdômen são os oblíquos e o transverso.
O assoalho da pelve é a faixa de músculos e ligamentos que se estendem pelo sacro e pelas tuberosidades isquiáticas localizadas na base da pelve. O períneo são os músculos da base da pelve.
Os músculos da região lombar mais envolvidos na ativação do core são os multífidos, músculos extremamente pequenos e profundos. São estabilizadores da coluna e com isso responsáveis pela prevenção da dor lombar.
E finalmente o diafragma que é o principal músculo da nossa respiração.
Estes músculos formam uma espécie de cinturão de força o qual promove maior estabilização do tronco quando recrutado.
Quando contraímos estes músculos profundos, especialmente o transverso do abdômen, os multífidos e o períneo, fazemos com que a parede abdominal se estreite ao redor da coluna lombar, o que possibilita maior proteção dessa região enquanto fazemos movimentos de força nos braços e nas pernas ou mesmo em movimentos simples do dia a dia, como sair do carro, levantar de uma cadeira ou até inclinar o corpo a frente para escovar os dentes.
Nossa coluna, especialmente a lombar, sofre muitas forças compressivas ao longo do dia. Enquanto caminhamos, corremos e levantamos peso, mesmo que leve, o impacto é distribuído ao longo das articulações da coluna e nossos discos devem "armotecer" essas compressões.
Isto ao longo dos anos pode acarretar dor na coluna, especialmente lombar.
Se mantivermos nosso cinturão de força, o core, ativado durante esses movimentos, manteremos a coluna estabilizada e mais protegida dessas forças compressivas. Assim, a ativação do centro de força durante exercícios de força, atividades aeróbicas ou mesmo em movimentos triviais é importante para prevenir e tratar dor lombar.
Alguns treinamentos como o treinamento funcional, o método Pilates e o método Gyrotonic utilizam na sua prática a ativação do Core. A contração desse grupo muscular deve estar presente em todos os movimentos realizados durante o treino, por isso observamos uma grande definição muscular dessa região com essas práticas.
Com o centro de força acionado nossos movimentos ficam mais potentes, conseguimos integrar melhor as partes superiores do corpo com as inferiores, transmitindo força de uma extremidade a outra.
Enfim, a estabilidade promovida pelo power house oferece maior segurança na realização de diferentes movimentos, pois protege a coluna enquanto podemos fazer grande força com as extremidades superiores e inferiores.