Olá pessoal
Como estão???
Já comentamos sobre a importância da atividade aeróbica, sobre alongamento, sobre fortalecimento muscular..., então hoje pensei que seria interessante comentar sobre uma habilidade que possuimos e que é muito importante para prevenir e reabilitar lesões e, consequentemente, para a nossa qualidade de vida.
Hoje, então, vamos falar sobre propriocepção!
A palavra pode soar estranho e parecer difícil, mas na prática não é.
A propriocepção é o termo que descreve a percepção do próprio corpo no espaço. Inclui a nossa consciência de postura e de movimento, a percepção de cada parte do corpo e das mudanças de equilíbrio.
Obtemos estas sensações através de células chamadas de proprioceptores que são células que se encontram nos ligamentos, nas articulações, nos músculos e aponeuroses. Estas captam as sensações e as enviam para nosso sistema nervoso central (SIC) o qual regula nossos movimentos e nossa postura.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUhe9HcKZFK7_bRLUm9TsgUwPqWhA9jVvbgQ5IIQQucs1Y_9ZhrIRYZ_0p87BLNOD_mpPd9tbdlH5SjdHcjNGd4bH9thRhYcoNSIqlNIHfFwvyJmgGIyKtk-jTbbSM1SZaFEZ_jTL22G8/s400/ankle.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUhe9HcKZFK7_bRLUm9TsgUwPqWhA9jVvbgQ5IIQQucs1Y_9ZhrIRYZ_0p87BLNOD_mpPd9tbdlH5SjdHcjNGd4bH9thRhYcoNSIqlNIHfFwvyJmgGIyKtk-jTbbSM1SZaFEZ_jTL22G8/s400/ankle.jpg)
Quando estamos caminhando em terreno plano e de repente pisamos em uma pedra, são esses receptores que precisam trabalhar para enviar a informação ao SNC e este fazer com que os músculos adequados se contraiam para estabilizar nossos movimentos e postura a fim de não sofrermos uma queda.
Quando sofremos uma lesão, ou uma alteração músculo-esquelética crônica, nossos receptores proprioceptivos também são afetados e consequentemente nosso equilíbrio articular. Assim, temos mais chances de termos novas lesões ou de haver uma reincidência da lesão anterior.
Portanto, a estimulação dessas células para que sempre trabalhem de forma adequada é muito importante como um fator preventivo de lesões no nosso corpo. Se incentivarmos a atividade proprioceptiva bem como nosso equilíbrio corporal de forma geral, iremos otimizar nossas reações motoras em resposta a alterações bruscas de posicionamento corporal. Iremos tornar nosso cérebro mais atento a informações propioceptivas e ensiná-lo a responder rapidamente a elas.
Esses estímulos são fundamentais a atletas que levam seus corpos a situações limites de exaustão física; idosos que apresentam uma redução no equilíbrio com o passar dos anos; jovens que procuram prevenir alterações e lesões músculo-esqueléticas; gestantes que possuem uma alteração do seu centro de gravidade em função do peso da barriga; Enfim, é importante para todos aqueles que tiverem interesse de ter maior equilíbrio corporal e resposta motora eficiente a mudanças articulares abruptas.
O treino de equilíbrio e propriocepção é feito sobre superfícies instáveis, solos diferentes (grama, areia), manutenções de posições com olhos fechados ou com distração visual (como ficar em pé sobre uma perna e jogar uma bolinha na parede),enfim temos diveras formas de estimularmos esses receptores, seja com exercícios mais elaborados orientados por um profissional como fisioterapeuta ou educador físico ou até mesmo exercícios bem simples que vocês podem fazer em casa no seu plano domiciliar de atividades.
Agora é só praticar!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir