quinta-feira, 19 de maio de 2011

Prevenção da osteoporose

   Olá pessoal

  Complementando nossa última dica sobre ossos fortes, vamos falar ainda sobre a importância da vitamina D.
   Há muito tempo já ouvimos falar que a vitamina D é ativada principalmente pelos raios solares e que ela é fundamental para a absorção do cálcio pelos nossos ossos. Portanto para a prevenção da osteoporose é fundamental a exposição do corpo ao sol diariamente.
   Mas atualmente surgiu uma grande polêmica quanto ao horário da exposição ao sol. Estudos recentes mostraram que a radiação ultravioleta B é a principal responsável pela metabolização da vitamina D. A dermatologista Valéria Campos relata que o pico dessa radiação seria entre 10 da manhã e 2 da tarde.
Esses mesmos estudos científicos mostraram que a importância dessa vitamina vai além da prevenção da osteoporose.
   De acordo com o médico nutrólogo Durval Ribas Filho, existem receptores para essa vitamina em células de todo corpo, o que mostra que a vitamina D participa de praticamente todas as funções do organismo.
   Outros benefícios dela seriam:

--> Melhor imunidade: essa vitamina é um importante modulador das células de defesa do organismo;

--> Coração protegido: participa da nutrição muscular, com isso é importante para o condicionamento do músculo cardíaco e bombeamento de sangue; Também atua na produção de renina, hormônio importante para o controle da pressão arterial;

--> Controle da produção de insulina: níveis baixos de vitamina D levam ao aumento da quantidade de  insulina no sangue, o que aumenta o risco de diabetes e obesidade;

   Como obter a vitamina D?

--> Alimentos: laticíneos, salmão, sardinha, atum, gema do ovo. A quantidade da vitamina neles é pequena e mesmo que se inclua todos na dieta alimentar, não alcançamos a dose diária recomendada pela Fundação Internacional de Osteoporose ,cerca de 1000 unidades internacionais (UI). Por exemplo, um copo leite contém em média 10 UI, um filé de salmão contém 200 UI.

--> Para ser sintetizada no corpo necessitamos de exposição solar diária, preferencialmente entre 10h e 14 h, por cerca de 15 minutos, sem protetor solar. Expor braços e pernas totalmente descobertos já é suficiente.

--> Suplementação: somente com indicação médica;

Texto adaptado da revista Boa Forma, março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário