terça-feira, 23 de outubro de 2012

Pilates no auxílio do tratamento contra o câncer


    O National Cancer Institute explica que exercícios têm se mostrado benéficos para doentes com câncer submetidos a tratamento e na recuperação. No entanto, muitas formas de exercício podem ser muito impactantes para aqueles que sofrem de fadiga e fraqueza muscular. Pilates é uma opção viável para pacientes com câncer porque pode ser executado com baixo impacto e recursos de exercícios que podem ser facilmente modificados para atender às necessidades do paciente e suas habilidades.
    Pilates pode ser uma poderosa ajuda para pacientes com câncer em qualquer fase do tratamento. A especialista em Pilates, Mari Winsor, entrevistada para Gaiam.com, explica que os pacientes atualmente submetidos a quimioterapia podem sentir um impulso de energia a partir da prática do Pilates. Winsor também explica que o Pilates pode ajudar os pacientes a se sentir mais fortes, têm melhor circulação e, no mínimo, pode ajudar a aliviar o estresse do tratamento e recuperação.
    O Stanford Cancer Center oferece uma aula de Pilates como parte de seu Programa de Assistência do Tratamento Contra o  Câncer porque compreende que o Pilates pode ser altamente benéfico para o processo de cicatrização. 
    Para pacientes com mesotelioma ou outros tipos de câncer, Pilates oferece os benefícios de redução de estresse, bem como leve fortalecimento e treinamento de flexibilidade. Praticar Pilates na sequência de um prognóstico do mesotelioma, ou diagnóstico de câncer similar, pode ajudar a criar um aumento da qualidade de vida e promover a recuperação mais rápida para pacientes atuais e sobreviventes.

Trecho extraído do artigo Pilates during Cancer Treatment, por Kate Flaherty, no site PilatesDigest.com e Revista Pilates.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Pilates Kids!

Oi pessoal!


À pedido de alguns de nossos pacientes, ofereceremos o Pilates Kids no mês de julho. 
Aproveite o mês das férias escolares para fazer a sua aula enquanto seu filho também se exercita! 

Entre em contato: (47) 33364487



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Festa Junina e Aniversário do Estúdio!!!

Olá pessoal!!
Nesta última sexta-feira comemoramos o aniversário de 7 anos do Estúdio com uma festa junina!
Nossa festa ficou linda graças a presença de todos!!! Vocês fazem parte da nossa história!!!
Obrigada, foi muito bom comemorar com vocês!

















sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dicas para uma dieta mais equilibrada e saudável

* Hidrate muito o seu corpo, beba água ao longo do dia, pois muitas vezes nosso organismo confunde a sede com a fome, portanto beba água antes de tentar saciar a fome! Assim você evita os "beliscos" fora de hora. Uma dica da nutricionista Renata Feliciano é sempre carregar uma garrafinha de água, pois assim conseguimos perceber a quantidade de água que ingerimos.



* A canela e o gengibre são alimentos com efeitos termogênicos, ou seja, produzem calor. Uma dica é acrescentá-los nas receitas de chás e café, pois auxiliam na perda de peso, porém não podemos esquecer que só eles não resolve!






* Podemos prestar  mais atenção ao tamanho das porções, ajuda muito a controlar a quantidade de comida que ingerimos, pois mesmo que os alimentos sejam saudáveis, muitos deles também são extremamente calóricos, um exemplos desses alimentos são a granola, as castanhas e o azeite. Toda caloria que ingerimos além daquilo que o corpo gasta, acaba acumulando gordura, desta forma, usar pratos e vasilhas menores ajuda a reduzir o tamanho das porções das nossas refeições!


terça-feira, 15 de maio de 2012

    Jiu-jitsu




 Olá pessoal


    A pedidos de muitos de nossos pacientes que simpatizam e/ou praticam Jiu-jitsu falaremos um pouco sobre esporte que tanto tem se ouvido falar. 
   Abraços a todos e uma ótima semana!!








    O jiu-jitsu ou jiu-jítsu (em japonês 柔術, transl. , "suavidade", "brandura", e jutsu, "arte", "técnica") é uma arte marcial japonesa, porém de origem indiana, que utiliza alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente.Tradicionalmente não usava golpes traumáticos, pois estes não eram muito eficazes no contexto em que a luta foi desenvolvida visto que os samurais (bushi) usavam armaduras.
    Basicamente no Jiu-Jitsu utiliza-se a força própria e, quando possível, do adversário em alavancas. No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre as articulações, é possível submeter o adversário fazendo-o desistir da luta, no caso das competições. Em uma luta real, faz-se o oponente desmaiar ou sofrer fratura de uma articulação.
    Princípios como momento, resultante vetorial e distribuição de massa, são usados nos golpes de forma a imobilizar, derrubar, neutralizar ataques, pressionar ou até mesmo estrangular, hiperextender e torcer as articulações dos adversários.
   Devido às características das ações motoras no Jiu-Jitsu desportivo, e pelo fato de constituir um esporte de contato, observamos que os praticantes estão constantemente sujeitos as lesões decorrentes dos golpes, como também dos deslocamentos corporais dos atletas. Lesões essas que podem muitas vezes afastar os praticantes dos treinamentos e das competições, por períodos de tempo indeterminados.
    PLATONOV, 2004 afirma que muitos esportistas excepcionais são obrigados a despender mais atenção e tempo na cura das enfermidades e dos traumatismos que na própria atividade de treinamento e competição. Vários deles têm suportado gravíssimas cirurgias e gasto tempo e forças na posterior reabilitação e recuperação do nível de treinamento.
    Entretanto, existe uma característica particular das modalidades desportivas de luta em comparação as demais modalidades no que se diz respeito ao risco e ocorrência de traumatismos. Podemos considerar que o risco na prática dessas modalidades pode ser muito maior quando comparado a outras, pois o objetivo principal de suas técnicas é fundamentalmente vencer o oponente colocando-o em risco de lesões (obrigando o mesmo a desistir do combate), ou então fora de ação levado-o à inconsciência (situação de nocaute).
    Dessa forma, o trabalho em equipe como professores, técnicos, atletas, médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos, nutricionistas, psicólogos dentre outros, é de extrema importância para prevenir lesões e assim possibilitar que os praticantes permaneçam mais tempo em treinamento. 

                                                                                              Por Renan Feliciano

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Plataforma Vibratória

Você já conhece a Plataforma Vibratória?

Ela transmite vibrações mecânicas a todo o corpo, resultando em vários benefícios, tais como:
- Fortalecimento muscular;
- Melhora do fluxo sanguíneo;
- Redução de celulite;
- Estimulação do sistema hormonal;
- Prevenção da osteoporose;
- Contribuição no processo da neuroplasticidade do sistema nervoso.






Agende sua aula experimental!

Estúdio de Pilates Ligia Aita
(47) 3336-4487
(47) 9987-0787


sexta-feira, 30 de março de 2012

Fotos de exercícios domiciliares para gestantes (2º trimestre)



    Olá pessoal

    Uma dúvida  frequente que surge assim que a mulher pensa em engravidar ou quando sabe que está grávida é sobre o inicio ou continuação da  sua atividade física.
    Se a gestante já pratica alguma atividade física regular ela poderá continuar sua prática. Se não pratica e quer começar um programa, o mais indicado é que comece ao final do primeiro trimestre. 
    Na prática de Pilates ou Gyrotonic seguimos esta orientação também. Se você já pratica um desses métodos ou realiza outro tipo de atividade física antes de engravidar, poderá continuar normalmente após o inicio da gestação. Se não pratica e tem interesse em tais exercícios na sua rotina gestacional, deve esperar o fim do primeiro trimestre para iniciar suas atividades.
    Algumas modalidades de exercícios são mais indicadas para gestantes, como hidroginástica, pilates, yoga, gyrotonic, musculação, caminhadas dentre outras. É recomendado que práticas com salto sejam evitadas, como voleibol, basquetebol e handebol, por exemplo.
    É fundamental que seu obstetra a libere para suas atividades. Ele é a pessoa que melhor conhece a sua saúde e a do seu bebê e, portanto, quem é mais indicado para tal.
    Abaixo seguem alguns exercícios que vocês podem realizar em casa. São mais indicados para o segundo trimestre gestacional. 
    Boa prática!




Estágio intermediário da gravidez – Quatro a Seis Meses

 

1.Ponte
  




          Deite-se no tapete, com os joelhos flexionados e pés apoiados ao chão e inspire nesta posição. Ao expirar, eleve o quadril do solo articulando a coluna vertebral. Inspire com o quadril elevado, e expire para descer ao chão, contraindo o abdômen e o períneo.
           Repetições: 6 a 8



2. Elevação lateral 



  

Deite-se de lado, com os quadris alinhados um com o outro e o braço estendido acima da cabeça. Inspire. Expire e contraia os músculos abdominais. Levante sua perna até a altura do quadril e desenhe círculos no sentido horário e anti-horário. Repita no outro lado.
            Repetições: 5 em cada lado


3. Extensão de tronco



  Sente-se ereta em uma almofada com os joelhos flexionados e os pés no chão. Inspire e alongue-se para cima, esticando a coluna. Expire e contraia os músculos abdominais, levantando a parte de cima do tórax e mantenha a posição enquanto inspira. Ao expirar, volte à posição inicial.

Repetições: 4 a 8



4. Gatas







            Apóie no chão as mãos, alinhadas com os ombros, e os joelhos, afastados na largura dos quadris e alinhados.
            Este exercício tem três variações:

 1) Apenas braços: Inspire na posição inicial. Ao expirar, levante o braço direito até deixá-lo paralelo com o chão. Inspire e volte a posição. Repita com o outro lado.

2) Apenas pernas: Inspire na posição inicial. Ao expirar, levante e estenda a perna direita até deixá-la paralela com o chão. Inspire e volte à posição. Repita com o outro lado.

 3) Combinação de perna e braço: Inspire. Ao expirar, levante e estenda simultaneamente o braço direito e a perna esquerda até deixá-los paralelos com o chão. Inspire e volte à posição. Repita com o outro lado.

Repetições: 6 de cada versão




    Um muito obrigada a nossa modelo, a Carla. Ela estava aqui nas fotos no inicio do segundo trimestre e continua sua prática regularmente. Agora já falta pouquinho para a Aline chegar! 


   
                                                                                              


quarta-feira, 7 de março de 2012

      Olá pessoal

    Nos últimos anos vem sendo falado muito sobre a prática de exercícios físicos. Graças a velocidade das informações, das pesquisas constantes e mesmo de uma mudança cultural, os povos ocidentais vem há algum tempo valorizando a atividade física pelas vantagens que esta traz a saúde como um todo, e não somente pelo incremento na parte estética.
    A prática de exercícios traz benefícios não somente ao corpo, tonificando músculos, melhorando a capacidade  respiratória e o condicionamento físico como também é excelente para a saúde do nosso cérebro.
     A atividade física favorece o bombeamento sanguíneo, consequentemente ocorre uma melhora na oxigenação das células o que pode ajudar a reduzir os riscos de sofrer um AVC (acidente vascular cerebral), por exemplo.
    Acredita-se também, que os exercícios aeróbicos, como caminhar, correr, nadar, pedalar entre outros, podem estimular a criação de novos neurônios bem como melhorar a capacidade de comunicação entre eles (sinapses). 
    Isto é extremamente benéfico para um funcionamento de nosso sistema nervoso com melhor qualidade!


    Para incentivarmos vocês no seu programa de atividades extra estúdio sugerimos a prática de caminhadas regulares. Já postamos anteriormente uma matéria sobre "caminhadas". Agora sugerimos alguns abdominais que vocês podem fazer antes da caminhada com objetivo de acionar o "core" ou centro de força. Assim você  potencializará o trabalho dos abdominais durante a caminhada. 

     Execute cerca de 4 a 12 repetições de cada movimento.
    Lembre que a dor é um sinal de que algo não está sendo bem realizado, então se sentir dor articular durante a execução pare o movimento e não o repita.
     Após a caminhada lembre de realizar seus alongamentos.
     Boa prática!!!
     Abraço.





                                                                                                 Por Maralice, Ligia e Malu
                                                                                                 Imagens: Leandra e Renan

sexta-feira, 2 de março de 2012

Poesia no estúdio

    Oi pessoal

  Para fechar bem a semana recebi hoje no estúdio uma surpresa: um brinde e uma poesia criada especialmente para mim em comemoração ao meu aniversário que foi no último 22 de fevereiro.
   O autor dessa proeza é o nosso querido paciente e amigo Srº Ney E. Cardoso, que com seus oitenta e poucos anos de sabedoria e inteligência diversas vezes alegra nossas manhãs de trabalho com sua inspiração. É sempre muito bom ler suas poesias, mas receber uma feita especialmente para mim não tem comparação!!! 
   Foi uma maravilhosa surpresa que divido aqui com vocês!
   Um abraço a todos e um obrigada especial ao meu amigo!
   Bom final de semana.



"Fevereiro é um mês estranho
Nem mesmo certo é o seu tamanho
Metade peixes, metade aquário.
Quase sempre tem o carnaval
e Celso Ramos sensacional.
Mas o que fica no calendário 
até parece coisa maluca:
também é mês de aniversário
dela, mãe do Enzo e do Luca."

Ney E. Cardoso

quinta-feira, 1 de março de 2012

Exercícios domiciliares para gestantes (1º trimestre)

       Olá pessoal

    A pedidos das nossas gravidinhas essa semana vamos apresentar a vocês exercícios que podem ser realizados em seu domicílio durante cada estágio da gravidez.  É muito importante esta continuação do trabalho em casa para o seu bem estar e conforto do bebê! 

Lembrem-se: Em geral, as mulheres são incentivadas a continuar com sua rotina normal de exercícios durante a gravidez, contudo, é sensato consultar seu médico sobre quaisquer instruções especiais.



Exercícios: Estágio inicial da gravidez (1º trimestre)



1. Extensão dos braços sobre a cabeça




















Sente-se confortavelmente com as pernas cruzadas e fique ereta, alongando-se a partir do alto de sua cabeça na direção do teto. Coloque a mão esquerda no chão e levante o braço direito na direção do teto.
Inspire nesta posição, e ao expirar contraia os músculos abdominais, levando seu umbigo na direção da coluna. Levante o corpo e o alongue na direção do teto e para a lateral.

Repetições: 3 a 5 vezes de cada lado.



2. Agachamento na parede







             
             
           

























     Fique em pé de costas para a parede, com os calcanhares a uma distancia aproximada do tamanho de seu pé em relação à parede. Junte os pés e vire as pernas para fora, mantendo os calcanhares unidos.
            Inspire. Contraia o abdome e mantenha a contração durante todo o movimento. Deslize as costas, flexionando os joelhos. Mantenha por um segundo, depois expire enquanto desliza para cima novamente até voltar à posição inicial.

Repetições: 8 a 10 vezes


 3. Joelhos flexionados








Deite-se no tapete com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão. Inspire. Expire, contraia o abdômen, e eleve a perna direita, aproximando o joelho do tórax. Repita com a perna oposta.
Repetições: 5 a 8 vezes em cada lado




4. Cisne





Deite-se de bruços, com as pernas paralelas, cabeça apoiada sobre as mãos e inspire.  Ao expirar, eleve a cabeça e o pescoço, mantendo a contração do abdômen. Continue olhando para o chão. Inspire. Expire abaixando o corpo até a posição inicial.
Repetições: 5 a 8 vezes



5. Mobilização de tornozelo na posição sentada





Sente-se em uma cadeira e eleve uma perna para cima, mantendo o joelho flexionado. Respire normalmente durante todo o exercício. Movimente o tornozelo lentamente fazendo círculos completos com cada rotação. Relaxe, mude de perna e repita o movimento.
Repetições: 6 vezes em cada direção






    E então... Vocês reconheceram nossa modelo? É a Juliana Leal Rocha, que pratica o método Pilates no Estúdio e está entrando na décima semana de gestação! Obrigada pela participação, Ju! 
Divirtam-se e façam as atividades de casa!!! Inclusive você Ju!!!
Abraços.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Gestação - Cuidados com a Postura!

Olá pessoal!

           Vamos continuar nossas postagens sobre a gravidez. Hoje o assunto é muito importante: POSTURA!




Uma das primeiras coisas que você percebe, à medida que a gravidez avança, é uma alteração na postura, que pode causar dor lombar em muitas mulheres. Vamos falar sobre conscientização postural e técnicas que visam melhorar sua postura e proteger sua coluna vertebral durante atividades cotidianas.

A postura correta é importante para proteger sua coluna vertebral antes, durante e após a gravidez. Durante a gestação, o aumento de peso, tamanho e a carga que você leva na frente de seu corpo contribuem para causar sobrecarga na região lombar inferior. É possível que você tente compensar essa situação com uma postura incorreta na parte superior da coluna. 

                      


As orientações a seguir a ajudarão a tomar consciência sobre a postura e a linguagem corporal que você projeta. Isso pode envolver a mudança de muitos hábitos prejudiciais de postura que você adotou sem perceber. Más práticas podem ser corrigidas retreinando a memória de seus músculos e isso irá lhe proporcionar uma autopercepção postural instintiva e automática. 

Em Pé, Com Boa Postura

Para conquistar uma boa postura na gravidez, você precisa:
- Alinhar os pés com o quadril, ligeiramente afastados.
- Relaxar os joelhos.
- Garantir que sua pelve está com alinhamento neutro (isto é, que não está encurvada demais para a frente ou para trás).
- Deixar os braços penderem nas laterais do seu corpo e relaxar as costelas.
Liberar qualquer tensão nos músculos do pescoço, relaxando e suavizando a contração das mandíbulas. Imagine um cordão fixado no alto de sua cabeça puxando-a em direção ao teto, fracionando sua coluna e deixando-a alinhada.







Sentar-se Com Boa Postura
Garanta que suas costas estão apoiadas – se necessário, use uma almofada pequena ou uma toalha enrolada na parte inferior de suas costas para apoiar a coluna lombar.
-  Coloque seus pés apoiados no chão.
- Evite cruzar as pernas e mantenha a parte posterior dos joelhos levemente afastada da cadeira, a fim de prevenir a má circulação.







Os movimentos do método Pilates ajudarão a adquirir autopercepção corporal, orientando-a por meio de padrões de movimentos estruturados e de fácil execução, que se concentram na postura e alinhamento correto do corpo e que fluirão para seus movimentos e atividades cotidianas. 





Uma melhor postura ajudará a prevenir dores lombares e sobrecargas nas articulações durante a gestação. Você também se sentirá mais confiante e positiva, enquanto sua vitalidade e seus níveis de energia serão aumentados!


Ligia Aita e Maria Luisa Marchi



Referência: ENDACOTT, J. Pilates para grávidas: exercícios simples e seguros para antes e depois do parto. Barueri, SP: Manole, 2007.









sábado, 4 de fevereiro de 2012

Gestação

 Olá pessoal

    Todos vocês sabem da nossa "queda" pelas "gravidinhas"... este é um período lindo, mas também cheio de dúvidas. Como tudo aquilo que é novo e desconhecido gera ansiedade, resolvemos iniciar uma série de matérias sobre a gestação, para assim contribuirmos com vocês para que, este seja um período não somente lindo, mas também tranquilo, seguro e acima de tudo muito curtido por todos vocês. Para aqueles que não estão pretendendo se familiarizar com este assunto no momento postaremos outras novidades em breve.                                                    





Seu Corpo Em Transformação

A gestação é um período de mudanças ativadas por grandes alterações de origem hormonal e entendê-las fará com que você se sinta mais tranqüila.



Hormônios
O estrogênio e a progesterona são os principais hormônios responsáveis pelas condições perfeitas para a gravidez e para o crescimento do seu bebê. Os níveis desses hormônios aumentam drasticamente, e seus músculos cedem para oferecer um ambiente ideal para ele.
A relaxina é outro hormônio que se apresenta elevado, e é responsável pela maior mobilidade aos ligamentos que permitem a estabilidade das articulações. Sendo assim, as articulações que conectam os ossos da pelve tornam-se mais frouxas e alongadas, preparando-a para o parto. Entretanto, a estabilidade articular é reduzida, daí a importância de manter um bom alinhamento e a postura correta.
Os hormônios conhecidos como endorfinas, responsáveis pela sensação de melhora do humor, também estão aumentados, incrementando a sensação de bem-estar, passando seus efeitos positivos para o bebe através da placenta.



Circulação
            Alterações hormonais também podem afetar as válvulas em suas veias que normalmente previnem o refluxo de sangue. Isso, às vezes, pode ocasionar veias varicosas ou hemorróidas. Por isso a grande importância do uso de meias elásticas para prevenir esta alteração.



Retenção Hídrica
Os níveis de fluido linfático, líquido amniótico e água para todos os tecidos do corpo aumentam durante a gestação. Exercícios regulares, uso de meia elástica e drenagem linfática ajudam a prevenir o acúmulo hídrico decorrente de condições como retenção hídrica e inchaço (edema). É essencial garantir uma boa hidratação e beber no mínimo oito copos de água por dia.



Sistema Digestório
            Durante a gravidez, o processo digestório torna-se mais lento, o que muitas vezes causa azia, indigestão ou constipação. Uma dieta equilibrada, rica em alimentos frescos, promoverá uma excelente saúde para você e seu bebê.



Aumento das Mamas
            No começo da gravidez, suas mamas aumentam, acrescentando sobrecarga de peso à parte superior do corpo e estimulando o encurvamento dos ombros e uma postura relaxada.



Separação dos Músculos Abdominais: Diástase dos Retos do Abdome
            À medida que seu bebê cresce, seu útero se expande e os músculos do abdome se alongam. Essa separação é chamada “diástase dos músculos retos do abdome” e ocorre em cerca de dois terços das gestantes.


Separação da Sínfise Púbica
            A sínfise púbica une os ossos púbicos na frente da pelve, estabilizando-a. Em preparação para o parto, sua pelve muda de forma, enquanto o hormônio relaxina permite que a articulação se torne frouxa e se separe, facilitando a expansão necessária para a passagem do bebê no canal de parto. Você deve evitar quaisquer atividades que causem dor nessa área.



Assoalho Pélvico
            Seu assoalho pélvico forma uma parte do conjunto osteomioarticular responsável pela estabilidade postural, ajudando o útero em crescimento, e deve permanecer forte e elástico para enfrentar as exigências da gravidez e do trabalho de parto. Os músculos do assoalho pélvico agem como uma espécie de rede e o fortalecimento dessa musculatura auxilia manter os órgãos internos em sua posição correta, auxilia no trabalho de parto, assim como ajuda na prevenção de perdas urinárias.








Não necessariamente todas estas alterações irão ocorrer com você, algumas talvez ocorram de forma muito leve e outras podem até passar despercebidas. O importante é você entendê-las para tentar prevenir aquelas que são possíveis e permanecer tranquila neste período tão feliz!!!
Abraços.





  Por Maria Luíza e Ligia Aita